A Festa da Fé

Era madrugada de terça feira, dia 02 de outubro, feriado municipal de 315 anos dos obidenses, quando chegaram à cidade aniversariante a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. No porto da cidade havia um bom número de pessoas, sobretudo, jovens das escolas, das pastorais e movimentos da paróquia de Sant’Ana. Ao som de muita alegria e entusiasmos o povo reunido recebeu os símbolos da JMJ. Demos início à caminhada a partir das 6 horas da manhã. Passamos por várias escolas da cidade, onde haviam manifestações de acolhida aos símbolos da JMJ. O percurso entre uma apresentação é outra era marcado por cantos e gritos de Bote Fé. As crianças, jovens, adultos dançavam e coreografavam os hinos oficiais da Jornada Mundial da Juventude pelas ruas de Óbidos.

A esse evento associou-se ao nome de desperta Óbidos. Porque por onde passávamos muitas pessoas abriam as portas de suas casas para verem o evento do Bote Fé. A caminhada foi até às 11 horas da manhã. Havia muita disposição por parte dos participantes. Não foi só um evento da juventude, mas de todo o povo católico obidense. Imaginamos que em 315 anos de cidade, Óbidos nunca havia ganhado tal celebração sem seus aniversários, com certeza, para a nação católica, este foi o maior e melhor presente de todos, pois foi um dia repleto de acontecimentos. Cada um que quisesse carregar um pouco a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Era pura manifestação de fé do povo local, sem contar que não sabemos como, mas esses símbolos tem uma força contagiante, onde todos que participam sentem uma presença muito viva da pessoa de Cristo e de Maria. Há um mistério de fé em torno desses símbolos da JMJ.

Ao término da caminhada, iniciou-se no salão paroquial a adoração a Santa Cruz e a veneração ao Ícone de Nossa Senhora até às 15 horas, acompanhado de cantos celebrativo e contemplativos que demonstravam todo o mistério da salvação dada a nós por Jesus Cristo. Das 15 horas até as 17:30 minutos tivemos um momento fortíssimo de adoração ao SANTÍSSIMO SACRAMENTO. Muitos jovens da delegação oficial do Bote Fé participaram conosco. Jovens que nunca haviam ido a uma adoração como essa, mas estavam lá e participando por meio de preces, leituras e cantos, foi realmente algo muito belo que Cristo nos proporcionou.

Às 18:30 minutos demos início a caminhada luminosa pelas ruas de Óbidos como os símbolos da JMJ. Foi outra caminhada interessante para os fiéis, fizemos paradas com reflexões feitas por Dom Bernardo na frente do hospital e da delegacia. Depois da caminhada iniciou-se a Santa Missa de envio dos símbolos da JMJ à Diocese de Santarém que contou com uma delegação de 11 pessoas. A celebração eucarística foi realmente bela, a participação do povo foi marcante, as apresentações nos ajudaram a rezar ainda mais na presença do Cristo Eucarístico. Por fim, fomos acompanhados por várias pessoas até o barco Príncipe de Óbidos entregar definitivamente à comitiva de Santarém a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Com este gesto encerramos o Bote Fé na Diocese de Óbidos.

Anúncios